Suspensão da comercialização de 70 planos de saúde pela ANS. Como saber se meu plano de saúde está suspenso?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu a comercialização de 70 planos de saúde no final de junho. O motivo? A apuração de reclamações relacionadas a cobertura assistencial por parte dos beneficiários. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 70 planos de 8 operadoras devido a reclamações efetuadas no 1º trimestre. 

De acordo com dados da ANS, a partir da apuração do Monitoramento da Garantia de Atendimento, além dos 70 planos com comercialização suspensa, 4 planos foram liberados para voltarem a ser comercializados. Foram analisadas 37.512 reclamações no período de 01/01/2022 a 31/03/2022.  Dessa forma, 1.453.044 beneficiários ficam protegidos contra más práticas das operadoras.

Como saber se meu plano de saúde está suspenso?

Para descobrir se a comercialização do seu plano de saúde está suspensa é muito simples. Basta clicar e conferir a lista de planos de saúde com comercialização suspensa no 1º Trimestre/2022. A lista está disponível no site da ANS.

Além disso, a ANS também disponibiliza listas com as seguintes informações:

Planos reativados;
Planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento;
Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento mas que continuam suspensos por outros motivos.

É importante estar atento aos planos de saúde suspensos ou com restrições para evitar a contratação de serviços mal avaliados ou com pendências com a ANS. 

O que é o Monitoramento da Garantia de Atendimento?

Segundo a ANS, o Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos de saúde às coberturas contratadas. Os resultados do monitoramento são divulgados trimestralmente. As reclamações recebidas pela ANS consideradas no Monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados das operadoras identificadas em risco.

A cada trimestre, as operadoras são avaliadas novamente e, aquelas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde, nos moldes do referido monitoramento, são liberadas para oferecer os planos para novas comercializações, desde que os planos não estejam com a comercialização interrompida por outros motivos.
Serejo Borges, 08.JULHO.2022 | Postado em Saúde


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