Negativas do plano de saúde? Saiba como solucionar!

A negativa do plano de saúde é uma das contestações que mais afetam os usuários de planos de saúde que se veem negligenciados quando precisam da cobertura do convênio médico.  
Titulares de planos de saúde procuram cada vez mais a Justiça em processos, pelos mais variados motivos, contra as operadoras. 
Descubra como se dá a negativa do plano de saúde, quais são as ocorrências mais comuns e que passos o beneficiário do plano deve seguir para solucioná-las.
 

Como se dá a negativa

Todo usuário de plano de saúde, após a contratação do serviço, deve cumprir um período de carência para utilização de determinados itens. Normalmente as carências são:
  • 24 horas para urgência e emergência;
  • 180 dias para internações e/ou exames de alta complexidade;
  • 300 dias para parto a termo.
Mediante as informações previstas no contrato assinado pelo titular do plano de saúde e, considerando apenas as exceções citadas acima, a negativa não deve ocorrer. E mesmo com esses prazos acima relacionados, se o parto for de emergência, ou se a internação ou o exame solicitado forem de emergência esses sim, devem ser totalmente cobertos pelo plano de saúde. 

Assim, qualquer negativa para tratamento, procedimento, exames, cirurgias, medicamentos, dentre outros que tenha sido prescrito pelo médico assistente do paciente, não deve ocorrer

Entretanto, as operadoras costumam utilizar o argumento de que a negativa do plano de saúde ocorreu em razão de não haver  previsão no Rol da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar. 

Deste modo, alguns usuários costumam arcar com os custos médicos e dão andamento em seus tratamentos através de outras vias, após a recusa. E com essa decisão acabem perdento muito dinheiro, pois atualmente a Justiça interpreta que a negativa forncecida pelos planos de saúde lesam os princípios razoáveis de direito à saúde e desconsideram as particularidades de cada beneficiário. Todavia, você pode reverter essa conduta!
 

Principais negativas dos planos de saúde 

  1. Exames de alto custo;
  2. Órteses e próteses;
  3. Medicamentos de alto custo;
  4. Atendimento domiciliar (home care);
  5. Cirurgias de todos os tipos;
  6. Internações;
  7. Tratamentos como injeções intra-vítreas, botox terapêutico, dentre todos os outros tratamentos indicados pelo médico.

Como solucionar a negativa do plano de saúde?

No caso de negativa de um tratamento, procedimento ou medicamento, o que está sendo descumprido é o direito de atendimento ao cliente. Por isso, é recomendado cumprir alguns passos para recorrer contra a negativa:
  1. Recebeu a negativa do plano?
  2. Solicitar a negativa por escrito ou pegar o número do protocolo da ligação;
  3. Buscar imediamatene a ajuda de um advogao especialista em Direito da Saúde para ingressar na via judicial. 
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Serejo Borges, 14.JULHO.2022 | Postado em Saúde


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